5 Ferramentas de Autoria que você precisa conhecer

As ferramentas são grandes aliadas na rotina de trabalho do Designer Instrucional. E quando falamos sobre desenvolvimento, ou seja, sobre a criação de um e-learning, são as ferramentas de autoria que entram em cena.

É claro que para extrair o máximo delas em seus projetos, você não precisa da mais incrível, mais cara e com mais funcionalidades, mas sim da ferramenta certa. Então, é importante que saiba como fazer essa escolha.

O que é uma ferramenta de autoria?

Antes de continuar, vale relembrar que ferramentas de autoria são softwares para o desenvolvimento de projetos de e-learning.

Existem vários tipos e de diferentes empresas. Alguns são bem conhecidos, como é o caso do Captivate, e outros que não nasceram com esse propósito, mas funcionam muito bem para a criação de soluções de aprendizagem.

Neste artigo, você vai conferir 5 ferramentas de autoria que valem a pena conhecer e explorar no seu dia a dia.

#1 – Applique OnePage

O Applique é uma Ferramenta de Autoria brasileira (desenvolvida pela Mobiliza) fácil de utilizar, intuitiva e com uma curva de aprendizagem baixa.

Essa é uma ferramenta que eu gosto muito desde que a conheci, tanto que implementei a primeira versão do Applique na LATAM (quando eu era DI lá).

A novidade é que, recentemente, a Mobiliza lançou o Applique Onepage. Como o próprio nome já diz, a proposta é criar treinamentos em uma única página, tornando a navegação mais fluida e, naturalmente, responsiva.

Essa nova versão é excelente para cursos mais objetivos.

#2 – iSpring

Imagine que você tenha todo o conteúdo de um treinamento em um PowerPoint e precise transformá-lo em um e-learning.

Isso acontece, principalmente, quando precisamos adaptar um curso presencial para o on-line, não é mesmo?

Se esse tipo de tarefa é frequente no seu dia a dia, então o iSpring Suite pode ser uma boa opção para você, já que é uma ferramenta para criação rápida de e-learnings baseados em PowerPoint.

#3 – Articulate Rise

Apesar de ser mais caro, contratando o Articulate você tem acesso à todas as ferramentas do pacote Articulate, inclusive o Rise.

Assim como o novo Applique, o Rise entrega conteúdos no formato OnePage, ou seja, todas as soluções criadas por ele são responsivas.

Isso significa que se você precisa criar treinamentos objetivos, atrativos e que podem ser acessados facilmente de qualquer dispositivo, o Articulate Rise pode ser uma boa opção.

#4 – Microsoft Sway

Nem todo mundo sabe, mas apesar de ser um software de apresentações interativas, o Microsoft Sway também pode ser utilizado para criar um e-learnings.

E o melhor de tudo é que essa é uma ferramenta gratuita e muito fácil de utilizar —  é claro que ele tem recursos limitados e simples, porém é possível criar boas soluções.

Esse é o exemplo perfeito de fazer o melhor possível com aquilo que temos disponível.

#5 – Genial.ly

Se você me acompanha há um tempo, sabe que essa é uma das minhas ferramentas favoritas e mais recomendadas de 2021.

Assim como o MS Sway, o Genial.ly não foi desenvolvido como um software de autoria, mas ele é perfeito para criar alguns tipos de soluções de aprendizagem.

Se quiser aprender como utilizá-la na prática, assista à formação completa no meu canal do Youtube.

_

Essas 5 ferramentas oferecem uma versão de teste gratuita. Você não precisa dominar todas, porém, é interessante que explore cada uma delas para entender na prática como elas funcionam.

Gostou dessas dicas? Inscreva-se na minha Newsletter e receba conteúdos gratuitos como esse direto na sua caixa de entrada.

4 Comentários

  1. Valdir "Veaga"

    Boa matéria para quem trabalha em T&D e DI’s também( e também para Instrutores)

    Responder
    • Soani Vargas

      Obrigada, querido!

      Responder
  2. Glaucia Aparecida Rodrigues

    Oi Soani! Feliz 22 repleto de coisas legais para você (e para todas as pessoas lindas que encontro nas lives!)

    Ando me aventurando em criar coisas no Sway, e é bem isso: algo simples, mas que funciona para coisas com baixo investimento. Quero dizer explícitamente que aprendo muito mais com você e as lives do que no meu estágio na multi-cheia-de-regras (onde sou mera anotadora de pedidos, como diz você) e que isso me anima a seguir e juntar dindin pra fazer sua formação, e acho que aquela idéia de mostrar como ser freelancer pode ser uma ajuda e tanto!
    Compreendi o que é ser DI graças à você, e por isso sei que posso criar de verdade projetos bons, e não apenas ficar fazendo ajustes e revisões (vida de estágiario é essa rsrs!). Muitas bjks e sucesso à granel pra você sempre!

    Responder
    • Soani Vargas

      Ah, Glaucia <3
      Obrigada por esse comentário com tanto carinho!
      Seguimos juntas em 2022

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =