Gestão

Qual a melhor ferramenta para ... cursos online?

Soani Vargas
Escrito por Soani Vargas em 20 de julho de 2020

Uma das perguntas mais feitas pelos Designers Instrucionais nos grupos, sem dúvida, é:

Qual a melhor ferramenta para  __________?

Por isso, quando recebi o convite do Edson Estavarengo, Especialista em Educação Corporativa online para fazermos um compilado das ferramentas que conhecíamos, fiquei muito animada!

Primeiro elencamos aqueles que já estavam na memória, fizemos algumas buscas, recebemos sugestões da comunidade via pesquisa, mais algumas buscas e voilá!, temos um mapeamento muito rico de plataformas e ferramentas que podem apoiar os profissionais de treinamento em várias etapas do processo de desenvolvimento de disponibilização de cursos online.

Veja o que você vai encontrar no Mapa Mental que preparamos para você:

Plataformas

Gráfico elaborado por Edson Estavarengo

Algumas dessas plataformas nacionais conheço mais de perto, como a da Keeps e a da Mobiliza.

Entrevistei o CEO Rangel Torrezan e falamos um pouco de Plataformas de Experiência de Aprendizagem, clique aqui para conferir.

Também conversei com o Diogo Réus, Diretor de Produtos, e falamos sobre o LMS deles, dá uma olhada aqui.

Inclusive é a plataforma que uso hoje para hospedar meu curso online.

Se você é “das antigas” e sentiu falta do LMS da webAULA: agora ela faz parte do grupo UOL Edtech.

Ali no time das globais, talvez as mais conhecidas sejam Moodle e Blackboard, largamente utilizada pela maioria das nossas Instituições de Ensino Superior.

Comercialização de Cursos

Gráfico elaborado por Edson Estavarengo

Para quem tem interesse em vender cursos online, algumas plataformas possuem integração com meios de pagamentos e facilitam esse processo.

Um ponto de atenção aqui é que, em geral, elas são mais um CMS (Content Management System) do que um LMS (Learning Management System). O que isso quer dizer? Que podem ser mais focadas no repositório de conteúdos do que no gerenciamento da aprendizagem e, por isso, os relatórios são mais simples.

Já acessei algumas delas, como aluna e como infoprodutora (nome que se dá a quem vende cursos na internet) uso a Eduzz, por ter uma das menores taxas sobre vendas.

Ferramentas de Autoria

Gráfico elaborado por Edson Estavarengo

Ah, essa categoria é uma festa para nós, DIs… a maioria dessas ferramentas ou possuem um período de trial ou oferecem licenças free, então você pode experimentar e decidir se vale a pena ter aí com você, mesmo que você atue como freelancer.

Vale ressaltar, principalmente aqui, que não existe uma ferramenta perfeita e que coloque na tela tudo o que sua imaginação sonhou para o seu curso.

O que existe é a ferramenta mais adequada para determinada solução e contexto.

Por exemplo, talvez a mais famosa das ferramentas para criar e-learning seja o Captivate e, realmente, é possível fazer coisas muito bacana com eles, principalmente em simulação de sistemas (com a última versão você pode criar Realidade Virtual também)… em contrapartida, o valor da licença não é tão acessível, é bem comum que apareçam bugs misteriosos – principalmente se você não usar Mac –, e o menu não é intuitivo.

Na categoria Vídeos e Animações, gosto bastante do Powtoon. Com um pouco de criatividade e usando os templates disponíveis você consegue criar vídeos curtinhos muito bacanas e, se não se importar com a logo deles, até mesmo gratuitos.

Aliás, aqui fica uma dica para quem está elaborando portfólio: crie, usando essas ferramentas, mesmo que sejam projetos fictícios.

Fornecedores de Conteúdo de Treinamento

Gráfico elaborado por Edson Estavarengo

Aqui você encontra os principais players do mercado para desenvolver soluções de treinamento online, tanto empresas que podem oferecer uma larga capacidade de entrega, caso sua demanda seja grande e precise de velocidade, quanto empresas que primam pelo relacionamento e “atendimento de boutique”.

Na categoria Escolas on-line, vale a pena pesquisar e indicar cursos para os funcionários de sua empresa, compondo uma trilha de aprendizagem mais diversa.

Ferramentas para facilitação de treinamentos remotos

Gráfico elaborado por Edson Estavarengo

Em todos esses anos nessa indústria vital, nunca usamos tanto as ferramentas de sala de aula virtual. Já passeei por quase todas, já que cada cliente tem a sua ferramenta oficial, talvez o mesmo tenha ocorrido com você.

Mas quero destacar uma que funciona muito bem para encontros mais rápidos e pontuais: a GoBrunch. Gosto da simplicidade para marcar reunião, para acessar o ambiente e do layout das salas. Dá uma conferida 😉

E falar de interatividade online também é muito importante em tempos de isolamento, não é mesmo?  Nessa categoria você encontra ferramentas gratuitas que podem ajudar a tornar o ensino remoto mais interessante e facilitar a avaliação do ganho de conhecimento.

Esperamos, Edson e eu, que você possa conhecer e testar novas ferramentas e se valer desse material para incrementar suas estratégias de aprendizagem online.

Clique aqui para acessar o Mapa Mental e acessar essas e outras categorias mapeadas.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Replies to “Qual a melhor ferramenta para … cursos online?”

Margarete Savoio

Amei, pesquisarei mais sobre as ferramentas de autoria e de comercialização de cursos on-line citadas. Obrigada.

Renata Carvalho

Muito bom esse artigo!

Soani Vargas

Que bom que você gostou, Renata <3

Patricia Brun

Muito bom. Adorei conhecer mais sobre as ferramentas. Ótimo trabalho de pesquisa. Obrigada por compartilhar será muito útil.

Soani Vargas

Que bom, Patrícia!
Fico feliz em ter ajudado.
Bjs

vanda

Riquíssimo, mas considero que se faz necessário ter bagagem dentro tema Plataforma. Utilizava na universidade do Moodle, mas vejo que progrediu muito dentro desse tema. Vou ler com cuidado. Estou inicio produção cursos online.

Soani Vargas

Isso mesmo, Vanda.
Seja qual for a plataforma ou ferramenta é só isso que elas são, a mente pensante somos nos 😉
Bjs e obrigada por comentar!

Talita Santos

Muito bom Soani! Obrigada por compartilha. O Adobe Presenter salva em Scorm?

Talita Santos

Muito bom Soani! Obrigada por compartilhar. O Adobe Presenter salva em Scorm?

Soani Vargas

Oi Talita!
Acredito que Adobe Presenter feche pacote SCORM sim… mas é bom checar no site da Adobe.
Bjs e obrigada,

Andrielly

Um compilado completo e super útil, Sô! Parabéns!

Soani Vargas

Que bom que você gostou, Dri <3

Mírian Ferminiano Rodrigues

Olá Soani,

Adorei…vou ler mais sobre as ferramentas de autoria e como comercializar cursos online.
Abraços
Mírian Ferminiano

Soani Vargas

Oi Mírian!
Que bom te “ver” por aqui!
Conte comigo, será um prazer bater papo com você sobre venda de cursos online.
Bjs,

LMS: Como escolher a melhor plataforma de aprendizagem para sua empresa | Soani Vargas

[…] Saiba qual é a melhor ferramenta para… cursos on-line […]

Política de Privacidade

Olá! Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços, além de personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com este monitoramento. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.