Análise

Como determinar carga horária do seu e-learning

Soani Vargas
Escrito por Soani Vargas em 10 de junho de 2020

O tema do post de hoje é, sem dúvida, uma das TOP5 perguntas do mundo de treinamento.

Estimar a carga horária do curso é importante não só porque é uma das informações que a maioria das ementas de curso pede, mas também porque indica para o gestor do aluno quanto tempo ele precisa estar fora do seu posto de trabalho para estar em treinamento.

E, afinal, como calcular o tempo que o aluno levará para concluir o e-learning?

Fonte Freepik

Uma métrica usada no mercado é a de 1 minuto e meio por slide ou por tela de curso, mas sendo muito sincera com você, não sei de onde exatamente saiu esse número. O fato é que uma tela pode ter várias camadas, vídeos, interações, reflexões e pop ups que podem fazer com que o aluno leve mais tempo para passar para a próxima tela.

Há quem use o tempo de locução no curso para estimar a carga horária. Não é que esteja errado, mas esse método não considera o tempo de reflexão, análise e observação de imagens e gráficos e, sendo assim, a carga horária estimada por você pode ficar comprometida.

Além disso é preciso considerar o que as pessoas têm diferentes velocidades de leitura e de aprendizado. Você pode fazer um teste rápido nesse site observando o tempo que você leva para ler um texto comparando com o de algumas pessoas ao seu redor.

Fazendo esse teste com outras pessoas você pode calcular uma média e aí sim você teria uma algo parecido com uma carga horária média, nesse caso, de leitura.

Aliás essa é uma das formas de calcular a carga horária do curso por meio de uma turma piloto: você observa o tempo que cada um leva para concluir o curso e calcula o tempo médio… zás, você tem a carga horária estimada para aquele treinamento. Talvez essa seja a forma mais assertiva de fazer isso.

Uma outra forma de estimar carga horária, quando o treinamento base é um curso presencial, é utilizando uma outra métrica de mercado: a redução entre 40% e 60% do tempo, ou seja, um curso presencial de 8 horas, tende a passar a ser um e-elearning de carga horária entre 3h e 4h30min.

Cabe aqui um lembrete bem importante: você não precisa ser absolutamente exata, a carga horária é sempre estimada.

Bom, considerando essas métricas e colocando um pouco da minha experiência, adaptei uma planilha de Carga Horária para ajudar você nessa missão.

Clique aqui para ter acesso a ela.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Como determinar carga horária do seu e-learning”

mayumi

Aodrei o teste e a explicação da métrica! ^^

Soani Vargas

<3

Política de Privacidade

Olá! Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços, além de personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com este monitoramento. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.