Já está na hora de ir para o próximo nível em termos de gerenciamento da aprendizagem na sua organização? Seja adquirindo um novo sistema ou trocando o que você já tem, ter um LMS é um dos pontos mais importantes – e pode ser um dos mais caros – dentro da estratégia de implantação de uma universidade corporativa.
Neste post quero te ajudar a enfrentar esse desafio da maneira menos dolorida possível.
O que é
Learning Management System é o sistema que permite criar uma estrutura de treinamento e gerenciar conteúdos, usuários e recursos de comunicação.
Preciso de um?
Uma das principais vantagens de ter um LMS é a possibilidade de medir e gerenciar resultados e progressos. Se você tiver que escolher uma, apenas uma, variável que determine sua escolha, foque nos relatórios.
Esses não podem faltar:
– Progresso do curso (quem concluiu, iniciou, abandonou, não acessou, reprovou etc);
– Data e período de disponibilização do treinamento;
– Último acesso do usuário (onde o aluno parou o curso?);
– Tempo gasto no curso e nas suas atividades (acessou fórum? respondeu avaliação de reação? fez a prova?);
– Cursos ativos e inativos;
– Cursos mais visualizados;
– Respostas das Avaliações de Conhecimento (qual a pergunta com maior percentual de erro?);
– Taxa de evasão (por curso, por tela do curso)
– Relatório por filial;
– Avaliação de reação detalhada;
– Lista de presença.
Benefícios
Acesso 24×7
Os alunos podem acessar os treinamentos on-line a qualquer momento e em qualquer lugar, além de poder retornar ao curso para tirar dúvidas sempre que quiser.
Savings em estrutura de treinamento, acomodações, deslocamentos…
Não há necessidade de tirar o funcionário de seu posto de trabalho para treiná-lo, ele pode realizar o treinamento quando melhor lhe convier (a ele e ao seu gestor).
Equidade e centralização no acesso às informações
Todos receberão a mesma informação, evitando ruídos na comunicação.
Tomada de decisão consistente
Por meio de variados relatórios é possível colher dados fiéis que apoiem tomadas de decisão estratégicas.
Gestão do conhecimento
Compartilhar conhecimento por meio de fóruns, chats e mecanismos de gamificação gera motivação e engajamento entre os funcionários.
Geração de renda
Via um bom LMS você pode vender treinamentos para parceiros que necessitem de conhecimentos de sua indústria. Por exemplo: uma empresa de energia elétrica pode oferecer cursos de trabalho em altura para outras empresas que necessitem desse conhecimento.
O que considerar?
Espero que você possa explorar todas as potencialidades de um LMS, como:
Ferramentas de apoio à aprendizagem
– avaliação
– conteúdos
– repositórios
– glossário
– suporte à diferentes tipos de treinamento (mobile, social, flipped, presencial, gamificação etc)
Ferramentas de comunicação
– fórum e chat
– webconference
– wiki
– interface amigável e moderna
– customização de acordo com o guideline corporativo
– catálogo de cursos
– notificações de novos cursos e progresso para o aluno
Ferramentas de gestão
– administração de usuários
– administração de perfis e responsabilidades
– suporte ao aluno
Ferramentas de gestão
– administração geral
– relatórios
– frequência e consistência de melhorias e recursos
– certificados
Fico por aqui com a parte 1, na parte 2 você vai conferir o processo de compra que sugiro.
E aí,
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[…] os textos da versão original pela versão traduzida. Pronto, agora é só subir o curso no LMS, certo? […]